segunda-feira, 30 de março de 2009

SELIGA


SeLiga Construindo a Cidadania Digital

O programa SeLiga tem por objetivo promover a inclusão digital da população de Maracanaú, por meio de capacitação e acesso às tecnologias digitais e a Internet, priorizando as camadas com menor poder aquisitivo, incentivando o empreendedorismo local.

OBJETIVOS

Implantar telecentros públicos, com acesso gratuito e universal à população;
Criar uma rede de parceiros privados ampliando a estrutura pública de acesso as tecnologias digitais;
Contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica;
Promover a capacitação e o acesso ao conhecimento nas áreas de inclusão digital, empreendedorismo e outras áreas que contribuam para a inclusão social;
Incentivar a integração entre Prefeitura, governos Estadual e Federal, empresas, escolas e cidadãos em prol da inclusão digital, como forma de desenvolvimento social local.

OFICINAS OFERTADAS:

Iniciação a Informática;
Navegação da Internet;
Formatação de texto;
Elaboração de Curriculum;
Elaboração de Orçamento.
Edição de Imagem GIMP.
Apresentação Eletrônica.
tux de Pintura
Informática para Empreededor.
Informática Cidadã

CURSOS ON-LINE NAS ÁREAS DE :


Empreendedorismo;
Trabalho;
Educação;
Inclusão digital.

PROJETOS DO PROGRAMA SeLiga!

SeLiga! - Telecentros (Centros de Inclusão Digital)
São espaços públicos com computadores conectados a Internet, com acesso gratuito a população, implantados prioritariamente nas escolas municipais e/ou em suas proximidades.

SeLiga! - Plano de Capacitação e Orientação

É um conjunto de atividades de capacitação, formado por oficinas específicas, acervo de sítios (sites) e cursos online gratuitos nas áreas de inclusão digital, habilidades básicas para o trabalho e empreendedorismo.

SeLiga! - Cartão Inteligente

É um instrumento para acesso a computadores, internet e infra-estrutura de empreendimentos privados, com oferta de serviços de inclusão digital (cyber café, lan-house, cursos de informática). Esses cartões são pré-carregados com horas de acesso, e disponibilizados gratuitamente de forma criteriosa.


PÚBLICO-ALVO

O programa foca as seguintes categorias de pessoas:
Jovens na faixa etária entre 15 a 29 anos, representando 30% da população;
Empreendedores responsáveis por empreendimentos de pequeno porte e seus colaboradores;
Cidadãos cadastrados em programas sociais;
Alunos e professores de escolas municipais;
Funcionários das empresas parceiras;
Comunidade em geral;

INDICADORES DE RESULTADO DO PROGRAMA SeLiga!

30 telecentros em operação;
22.000 pessoas cadastradas no programa;
80.000 atendimentos;
80 Profissionais capacitados para atender e orientar o usuários.

Longe de ser uma ação caritativa, revestida de boas intenções, o processo de inclusão digital supõe a possibilidade de fazer surgir e fortalecer um saber que se expresse e seja utilizado em nome da construção de uma vida melhor para estas pessoas que vivem excluídas de uma cidadania plena.
A inclusão digital proposta pelo programa SeLiga, não é só um processo que leva ao aprendizado das habilidades digitais, mas cria uma condição para a aquisição de uma consciência critica das contradições da sociedade onde o sujeito vive, estimula a iniciativa e a participação na elaboração de projetos capazes de agir sobre o mundo, transformá-lo e definir metas e objetivos para um desenvolvimento sustentável, equalizador e cidadão. Não se trata de decifração de um código, mas da possibilidade de instaurar uma situação discursiva.
Trata-se da aquisição de um instrumento (o computador) que traz conseqüências sociais, culturais, politicas, econômicas, cognitivas, lingüísticas, quer para o grupo social em que seja produzidas, quer para o indivíduo que aprenda a usá-lo. Concebida desta forma, o Programa Seliga propõe mais do que um mero aprendizado, a inclusão digital torna-se um instrumento que atua no sentido de fortalecer a sociedade.

O TELECENTRO

É um ambiente com dez computadores em média, todos conectados à internet de banda larga, que fica a disposição da comunidade e da escola, sete dias por semana.
Nele o cidadão pode navegar pela rede mundial, ter endereço do correio eletrônico, usar recursos modernos para pesquisa e informações, fazer cursos online e oficinas na área de informática e outras. Assim o espaço é responsável por diminuir a desigualdade tecnológica e o analfabetismo digital, promovendo a inclusão social dos menos favorecidos e assegurando o exercício pleno da cidadania.
Para garantir o funcionamento do Telecentro, é necessário o trabalho conjunto dos seguintes atores:

Comunidade Local – A participação da comunidade é a condição essencial para o sucesso do Programa SeLiga;

Agentes de Inclusão Digital e Monitores – São jovens, selecionados e capacitados para melhor atender a comunidade usuária, ministram oficinas e orientam o uso dos computadores, domina a informática e tem disposição para participar de um projeto social.

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